História
O hamster Sírio provém do Médio Oriente, mais concretamente da Síria, daí a razão do seu nome. Podemos encontrá-los nas estepes e zonas agrícolas em maior número. Facilmente sobrevivem a este ambiente pois são animais muito resistentes.
Um exemplo disso é as temperaturas que eles suportam no seu estado selvagem. O Verão da Síria dispõe de uma temperatura bastante inconstante, já que tanto está-se a sentir 40 graus de dia como 6 graus de noite, tudo no mesmo dia. Inclusive no Inverno a temperatura atinge valores negativos, no entanto estes hamsters aguentam na perfeição este tipo de temperaturas.
Apesar da sua resistência, um hamster sírio selvagem vive no máximo 2 anos, mas no caso dos domésticos estes já podem chegar aos 5 anos, pois não passam por situações tão adversas como já pudemos constatar.
A verdade é que neste momento é uma espécie de hamster ameaçada. O seu habitat não ajuda muito no desenvolvimento da espécie, além disso os sírios vêm estes hamsters como uma praga na agricultura, pelo que é comum abatê-los. Felizmente no que toca a exemplares em cativeiro já não há este perigo.
Descrição
Em termos físico, o hamster sírio é um hamster de tamanho mediano, medindo até 14 cm no máximo. O seu peso pode chegar até aos 125 gramas e a sua cada consegue ir até ao centímetro e meio.
São várias as cores que o hamster sírio pode adoptar, no entanto é sem dúvida o de pêlo dourado o mais característico desta espécie, e provavelmente a coloração mais bonita.
Estes tipos de hamsters são seres muito solitários e muito territoriais ao mesmo tempo. Com isto em mente, nunca devemos colocar este hamster juntamente com outros. São animais noctívagos (os calores do Médio Oriente são os responsáveis).
Durante o Inverno devido ao frio os hamsters podem atingir um estado de dormência (não é hibernação, simplesmente andam muito menos activos do que o habitual) se a temperatura chegar abaixo dos 10 graus.
Alimentação
Esta espécie é omnívora, e como tal come principalmente sementes, nozes e também insectos. Em cativeiro há ração específica para hamster que, juntamente com frutas e vegetais podemos fornecer uma dieta rica em todos os nutrientes que eles precisam.
Entre os alimentos que podemos dar encontramos os seguintes:
Maçã, cenoura, castanhas, nozes, morangos, uvas, bananas, pêssegos, cajus, couve, espinafre, pepino, acelga, chicória, cenoura, nabo, abóbora, sementes de girassol, entre tantos outros semelhantes.
No entanto há alimentos proibidos. Entre eles:
Alface, cítricos (laranjas e semelhantes), tomate, carnes cruas, figos, ameixas, flores, cebolas, alho, salgados e fritos. Rações para outros animais por norma também não são apropriados, como é o caso da ração para coelhos.
Cuidados a ter
Existem algumas coisas que devemos ter em mente na altura de criar um hamster sírio. Desde já deves ter em mente que eles têm tendência para se tornarem obesos e nesse sentido precisam de formas de fazer exercícios. Felizmente há muitos acessórios no mercado para que os hamsters façam exercício.
Outra questão que devemos ter em conta é os dentes destes animais que crescem constantemente. Nesse sentido necessitamos de fornecer os alimentos correctos que permitam os hamsters gastar os seus dentes.