Gaiolas para hamsters

Gaiolas para hamsters

Ao optar-se por adoptar um hamster, uma das escolhas mais importantes é escolher uma gaiola adequada para o nosso novo amigo. Existem diversos tipos de gaiolas no mercado e não é só para hamsters, já que podemos encontrar gaiolas para várias espécies de animais.

Este motivo apenas é suficiente para nos dizer que devemos ter algum cuidado ao escolher a gaiola certa. É que para além de existirem diversos tipos de gaiolas distintas, algumas gaiolas são mais adequadas para certos animais do que outras devido à sua estrutura.

Entre os tipos de gaiolas mais adequados para os hamsters encontramos três em específico: gaiolas de arame, gaiolas de tubos e ainda aquários (sem água, claro). Cada uma destas gaiolas trazem vantagens e desvantagens, como iremos ver na continuação.

Gaiolas de arame

Estas são sem dúvida as gaiolas mais comuns, mas atenção que entre os donos de hamsters não são as gaiolas preferidas. São económicas, mais fáceis de encontrar, mais fáceis de limpar e ainda o facto de permitirem uma circulação do ar faz com que a gaiola não acumule mau cheiro intenso com maior rapidez.

Entre algumas das desvantagens que estas trazem, uma das mais importantes é também uma das vantagens: o facto de permitirem uma melhor circulação do ar. Isto faz com que caso haja algum tipo de mudança repentina de temperatura o nosso hamster irá sentir, podendo constipar-se.

Na escolha de uma gaiola de arame, devemos ter bem a noção que devemos optar por uma gaiola adequada para hamsters. Tanto os pássaros como os coelhões também apreciam gaiolas de arame, no entanto não devemos optar por uma gaiola para estes animais para colocar o nosso hamster, já que as proporções não serão adequadas para o nosso hamster viver.

Aquário de vidro ou plástico

Os aquários (sem água, claro, pois os hamsters não são peixes nem tartarugas) são também uma boa forma de manter hamsters alojados. Defendem os nossos animais de estimação de qualquer mudança de temperatura, são mais seguros no sentido em que os hamsters não estão constantemente a trepar o aquário e ainda não corremos o risco dos hamsters conseguirem fugir por entre os intervalos da gaiola, já que não existem.

Ainda comparando entre os de vidro e os de plástico, a principal diferença é que enquanto os de vidro são por norma mais bonitos, são também mais pesados de manusear e consequente são um pouco mais difíceis de limpar comparando com os de plástico, que são leves.

Mas os aquários têm um grande defeito que devemos ter em atenção: o facto de serem fechados faz com que se possa criar um ambiente demasiado quente dentro deste, já que não existe grande circulação de ar. Por este motivo, é importante que quando chega o calor devemos criar um sistema de arrefecimento / ambiente de forma a proporcionar uma temperatura adequada.

Gaiolas de tubos

Estas gaiolas são sem dúvida as preferidas da maioria dos donos de hamsters. Uma gaiola constituída por diversos tubos é bastante bonita e divertida de se ver, já que podemos apreciar o nosso hamster a correr entre tubos, escadas e escorregas.

Estas gaiolas permitem que o hamster possa fazer exercício livremente sem estar limitado às rodas. Para além disso visualmente são de longe as gaiolas mais bonitas de todas. Mas infelizmente nem tudo são qualidades.

Para começar, por norma são gaiolas relativamente caras, especialmente comparando com outros tipos de gaiolas. O facto de haver tanta tubagem faz com que a tarefa de limpeza se torna relativamente mais difícil. E ainda há o facto de termos de ter cuidado em relação ao tamanho dos tubos, pois tubos demasiado estreitos irão dificultar a vida a hamsters que atinjam um tamanho considerável.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook