Os brinquedos são importantes para a vida de um hamster. A vida numa gaiola pode ser muito aborrecida, e os brinquedos e acessórios podem ser uma forma de se distraírem, fazer exercício e ainda até desgastar os seus dentes, dependendo do brinquedo que se trata.
Um hamster sem formas de se distrair irá começar a desenvolver problemas comportamentais, e até poderá fazer mal à sua saúde. Felizmente existe uma grande variedade de brinquedos no mercado, no entanto nem sempre estes são os mais adequados.
Para que saibas que tipos de brinquedos são adequados para o teu hamster, na continuação vamos dar-te a conhecer tudo o que deves saber sobre brinquedos para hamsters, o que procurar, o que evitar, etc.
Para exercício
Existem alguns brinquedos que são bastante benéficos para os hamsters no que toca a fazerem exercícios. Alguns apresentam alguns riscos e outros simplesmente não têm qualquer utilidade, no entanto não deixam de ser populares (infelizmente).
A roda onde os hamsters podem correr é sem dúvida alguma o brinquedo de exercício mais popular. Este brinquedo permite os hamsters correrem na gaiola como se fosse uma passadeira rolante. Ao optar por este tipo de brinquedo, é importante que seja de qualidade pois o uso será muito e o desgaste poderá fazer com que se parta.
Os escorregas são também outra forma já que eles seguem a percorrer a gaiola para escorregar neles. Plataformas para escalar são outra forma de dar divertimento e variedade às actividades possíveis numa gaiola.
Feitos em casa
Falamos de coisas que possam ser feitas ou dadas por nós, que não são exactamente brinquedos mas que podem servir para tal. Tubos e pequenas caixas de papelão são óptimos para eles pois divertem-se a roê-los.
Inclusive podemos ser criativos e criar estruturas de papelão para que eles se divirtam. A madeira é outro material excelente pelo facto de ao roerem desgastam os seus dentes, no entanto é importante que esta não seja tóxica para os nossos hamsters.
Brinquedos perigosos
Normalmente distinguidos os brinquedos perigosos pelo material de que se são feitos. Plásticos e madeiras podem ser materiais tóxicos, especialmente quando queremos dar-lhes brinquedos que não foram concebidos exactamente para eles.
As madeiras em especial, caso tenham sido tratadas com certos tipos de produtos, ou até pintadas já poderão ser perigosas por si só, pelo simples motivos que a tinta foi utilizada será potencialmente tóxica se o brinquedo não foi concebido para os hamsters brincarem com ele.
Brinquedos inapropriados
Há certos brinquedos que como dissemos no início, apesar de terem sido feitos para hamsters, não são adequados. Alguns desses até poderão ser perigosos para o nosso hamster. E um dos mais populares mas inapropriado são as bolas para hamsters.
Referimo-nos às bolas em que colocamos o hamster lá dentro e ele pode correr pela casa inteira. Este brinquedo é inapropriado pois na grande maioria das vezes o que pode parecer que ele se está a divertir, na verdade ele quer é sair da bola.
Para além disso, imaginando que hajam escadas em casa e o hamster cair dessas escadas dentro da bola poderá fazer com que se magoe seriamente. Este tipo de brinquedos não deve ser utilizado, já que não promovem a segurança do hamster.