Limpeza das gaiolas de hamsters

Limpeza das gaiolas de hamsters

Os hamsters são animais que nos permitem poupar em todos os sentidos. Poupamos em espaço, poupamos em dinheiro (pois por norma são animais baratos de comprar em lojas de animais) e poupamos trabalho pois inclusive não dão muito.

Mas o facto de não darem muito trabalho não quer dizer que possamos ignorar a limpeza da gaiola. É importante que esta seja limpa semanalmente, e é importante prestar alguns cuidados rápidos para que tudo esteja sempre perfeito.

Para além deste tipo de cuidado ajudar a prevenir males maiores que possam atingir os nossos hamsters, evitamos os maus odores que possam vir da gaiola. Na continuação vamos indicar o que se deve fazer no que toca a limpar uma gaiola.

Limpeza diária

Há alguns cuidados diários que devemos ter para que o nosso hamster esteja sempre bem e seguro. É uma tarefa que pode levar até cerca de 5 minutos, pelo que não se perde muito tempo e evitamos maus odores, ao mesmo tempo que garantimos que eles têm sempre comida e água fresca.

Primeiro de tudo, devemos remover os recipientes onde colocamos a água e a comida. Esvaziamos esses recipientes e lavamos com sabão e água quente para remover qualquer sujidade que possa ter acumulado. Depois é só secar, colocar comida e água e voltar a colocar na gaiola.

De seguinte, devemos verificar se os brinquedos que estão na gaiola estão sujos. Caso estejam, devemos retirá-los da gaiola e colocar lá brinquedos limpos. Caso não tenhas mais brinquedos para lá colocar para além dos que retiraste, então estes devem recolocados depois de limpos. A limpeza é feita da mesma forma como limpámos os recipientes.

Finalmente, devemos remover toda a sujidade acumulada na gaiola, seja comida ou mesmo alguma  serragem. Provavelmente é a tarefa que dá mais trabalho, no entanto impede que em 2 ou 3 dias a gaiola ganhe um cheiro insuportável.

Limpeza semanal

Esta tarefa demora um pouco mais tempo do que o que fazemos diariamente, mas é importante que haja este hábito para que a gaiola esteja sempre limpa, pois o que fazemos diariamente não é suficiente.

Antes de começarmos é importante arranjarmos um espaço onde colocaremos o nosso hamster temporariamente. Como vamos quase virar a gaiola do avesso, é importante que este esteja alojado noutro sítio durante toda esta tarefa.

Todas as tarefas que fazemos diariamente devemos também fazer no dia da limpeza semanal. Retiramos os brinquedos, os recipientes e desta vez também os acessórios que compõem a gaiola. Água quente e sabão para limpar tudo isto.

De seguida devemos remover toda a serragem e comida acumulada na gaiola e devemos lavá-la por completo com água e sabão também. Depois de secar, devemos aplicar um desinfectante (especifico para hamsters que pode ser comprado em lojas de animais) e aplicamos tanto na gaiola como nos acessórios. Uma solução composta por vinho branco e água também serve.

No final, é só voltar a colocar serragem no ninho (nova, claro), colocamos todos os acessórios e brinquedos, recolocamos os recipientes mas desta vez cheios de comida e água e o nosso hamster já pode voltar para a sua casa.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook