Hamsters e os banhos

Hamsters e os banhos

Neste artigo não vamos ensinar como dar banho a um hamster, antes pelo contrário, vamos desencorajar que se o faça. É que um banho para os hamsters pode ser mesmo fatal, principalmente se formos descuidados!

Existem tantos motivos para um banho ser mau para os hamsters. O que faremos na continuação é detalhes alguns dos motivos mais importantes que defendem que um hamster só deve tomar banho em situações muito excepcionais, e se soubermos exactamente como dar um banho adequado sem grandes riscos.

Perigo de afogamento

Os hamsters não são nadadores. Por si só isso já representa um perigo quando estão dentro de água. Há hamsters que até se conseguem aguentar dentro de água no entanto nunca devemos deixar de os observar mesmo que consigam nadar.

De qualquer das formas, um hamster nunca deve ser mergulhado por inteiro na água, ou lavá-lo num sítio onde possa mergulhar mesmo que acidentalmente. Isso poderá ser suficiente para ele se afogar.

Perigo de se magoar

Estes roedores não gostam nada de água, pois são animais mais adequados para ambientes secos. Caso tentemos dar um banho eles vão tentar fugir, isso é um facto. E com essas tentativas de fugas eles podem mesmo magoar-se.

Podem tentar morder-nos e deixamo-los cair, podem simplesmente escapar-nos e na sua fuga magoarem-se… ou até pode cair dentro de algo profundo como vimos no ponto anterior e afogarem-se.

Stress

A higiene dos hamsters é normalmente encarregue do próprio no que toca ao seu pêlo. Dar um banho não só poderá stressar o hamster já que quebra a sua rotina de higiene, como um banho poderá remover a oleosidade natural que dispõe também no pêlo.

A perda dessa oleosidade pode inclusive levar à perda de pêlo, entre outros problemas mais. Um animal de porte pequeno sofre mais quando se encontra sob stresse do que quando se trata de um animal de porte maior.

Perigo de pneumonia e similares

Os hamsters por si só já são sensíveis a problemas respiratórios. Então se o submetermos a situações que os tornam ainda mais vulneráveis, o risco é ainda maior. Um pouco de água no nariz é suficiente para ele começar a espirrar, ter dificuldades em respirar e surgir até corrimentos nasais.

Com uma constipação vem a falta de apetite e fica em actividade reduzida. Isto acontece também se deixarmos o pêlo do hamster molhado durante demasiado tempo, pelo que se este ficar molhado devido a um banho ou por outro motivo qualquer é importante que sequemos o pêlo devidamente.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook