Hamster Siberiano

Hamster Siberiano

História

O Hamster Siberiano é um dos hamsters preferidos pelos apreciadores de hamsters, principalmente devido ao seu pequeno tamanho. Também é conhecido por Anão russo, e podemos encontrar dividido em duas subespécies, sendo elas a Campbell e a Winter-White.

Esta segunda subespécie é uma clara referência ao seu pêlo, que fica branco como a neve durante os meses frios de Inverno. É de certa forma um mecanismo de defesa, já que lhe permite camuflar-se na neve.

No caso da subespécie Campbell, esta prefere zonas mais montanhosas (e menos frias, pela ausência de neve). Não deixam ambos de ser hamsters Siberianos, ou Phodopus sungorus, o seu nome científico.

Descrição

Como dissemos logo no início, trata-se de um hamster de tamanho pequeno, motivo de apreciação por muitos donos de hamsters. Pode chegar até aos 10 cm e o seu peso normalmente ronda os 25 gramas.

O seu pêlo varia bastante entre os tons de cinzento, e inclusive podemos encontrar em alguns casos uma risca preta no dorso. As orelhas são por nome mais escuras, no entanto as extremidades por sua vez são brancas.

No Inverno o pêlo tende a ficar mais branco ou totalmente branco mesmo devido à falta de luz solar e consequente redução de produção de melanina. Entre as cores de pêlo existentes podemos encontrar as seguintes:

Albino – Falta de pigmentação faz com que se crie um hamster totalmente branco e de olhos vermelho.

Argente – O pêlo cinzento ganha tons acastanhados, barriga branca e ainda olhos escuros.

Opalino – O pêlo fica cinzento-azulado.

Mottled – Dispõe de manchas brancas por todo o pêlo.

Platina – Pêlos branco espalhados pelo corpo todo, dando um efeito platinado.

Como acontece com muitas espécies de hamster, o siberiano tem um estilo de vida bastante solitário, sendo que apenas se encontra com outros exemplares da sua espécie para se reproduzir.

Como isto em mente, é difícil juntar mais do que um hamster siberiano na mesma gaiola. A única forma de se ter dois hamsters juntos é que sejam familiares (como dois irmãos) que sempre estiveram juntos a vida inteira. De outra forma é bastante desaconselhável juntar-se dois hamsters.

O hamster siberiano tem um estilo de vida crepuscular, o que significa que a altura de maior actividade diária destes hamsters é durante o nascer e pôr-do-sol. Também é possível vê-los activos durante a noite, mas não é exactamente comum.

Alimentação

Esta espécie de hamster é principalmente herbívoro e também granívoro. Sementes e alimentos verdes são dos alimentos que gostam mais. Em cativeiro a ração para hamsters deve ser a base da sua dieta, e quaisquer outros alimentos servem para dar variedade à sua alimentação e ao mesmo tempo para fornecer os nutrientes em falta.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook