Doenças comuns nos hamsters

Doenças comuns nos hamsters

A verdade é que os hamsters são animais de estimação bastante resistentes. Caso estejam bem alojados e disponham de uma dieta equilibrada mas rica em nutrientes, dificilmente ficarão alguma vez doentes. Mas estas existem e por norma tudo acontece demasiado rápido e também são por norma fatais.

Por este motivo, caso se detecte algum tipo de sintoma que possa indicar alguma doença ou infecção, devemos o mais rapidamente possível levar o nosso hamster ao veterinário para que ele verifique o que realmente se passa com o hamster.

Por norma o veterinário dirá para isolar o animal, deixá-lo perto de uma fonte de calor e fornecer água. Ele irá soar e por norma expulsar quaisquer impurezas que possam estar-lhe a fazer mal. Este é um método bastante conhecido para a cura de certas doenças nos hamsters, mas não é um tratamento milagrosa e muito menos deve ser feito sem ser por ordem do veterinário

Na continuação vamos ver alguns dos problemas de saúde mais comuns nos hamsters.

Abcessos

Os abcessos são problemas relativamente comuns nos hamsters. Através de cortes os arranhões na pele, cria-se uma acumulação de pus que por sua vez cria um alto. No veterinário é feita a remoção dos líquidos acumulados nestes altos. Isto acontece muito devido a alimentos com bicos ou pontas duras que possam arranhar a pele.

Infecções respiratórias

Uma infecção respiratória rapidamente se torna uma pneumonia se esta for negligenciada. Tanto os sintomas como as causas são exactamente as mesmas como o que acontece com os humanos.

Rabo molhado

Esta é sem dúvida das doenças mais graves que pode atingir um hamster. É infecciosa e não tem cura, no entanto há algumas hamsters que conseguem resistir à doença. Acontece que a cauda do hamster está constantemente húmida e com um odor bastante mau. É parecido com uma diarreia aguda, mas não se trata de tal exactamente.

Diarreias

A ingestão de alimentos verdes ou mesmo a inserção de um novo alimento numa dieta intocada à muito tempo são motivos para surgir diarreia. A cura passa por dar comida mais seca, mais água e abolir (mesmo que temporariamente) os alimentos responsáveis.

Questões dentárias

Como os dentes do roedores estão em constante crescimento, é necessário haver desgaste. À falta de alimentos que o permita fará com que magoem a boca ao fechá-la. A negligenciar esta questão a correcção só poderá ser feita cirurgicamente.

Hibernação

Os hamsters podem entrar num estado de torpor (redução de actividade), mas caso não aguentem bem as baixas temperaturas podem entrar num estado de hibernação, o que por norma é fatal para os hamsters já que não guardam reservar necessárias para sobreviverem a um período de hibernação.

Para conseguir impedir, é importante subir a temperatura do seu ambiente, no entanto a subida não deve ser demasiado elevada para não causar choques térmicos.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook