Dentes dos hamsters

Dentes dos hamsters

Ao contrário do que acontece com animais de estimação mais comuns como é o caso de cães e gatos, os roedores necessitam mesmo da nossa ajuda para manterem os seus dentes limpos e saudáveis. Não necessitamos de escovar os dentes dos hamsters, nada disso, mas há certas coisas que devemos ter em mente e fazer para tratar dos seus dentes.

Através da alimentação

Uma dieta saudável e equilibrada é meio caminho andando para manter os dentes dos hamsters saudáveis. Com isso apenas nunca precisaremos de escovar os dentes dos hamsters, o que não é uma tarefa nada fácil.

Uma dieta saudável e que disponha de alimentos mais duros permitirá que o hamster gaste os seus dentes, um detalhe importantíssimo devido ao facto dos dentes dos hamsters estarem em constante crescimento.

Amarelo não quer dizer sujo

Ao contrário do que acontece com muitos animais (incluindo nós humanos), os hamsters não têm os dentes brancos por natureza, os seus dentes são na realidade amarelos. Com isso em mente, não devemos procurar que os seus dentes fiquem brancos, pois o normal é mesmo a característica cor amarela.

O que sim devemos ter cuidado é com dentes pretos ou com manchas pretas, pois serão indícios de cáries e dentes podres. Caso se verifique, deves ir a um veterinário para que ele possa tratar dos seus dentes.

Importância de gastar os dentes

É importante para os hamsters que tenham algo para roer. Seja acessórios, brinquedos ou até a própria gaiola, é importante que ele possa roer praticamente tudo o que há para roer e que isso não lhe faça mal.

Há brinquedos e acessórios que, se não forem direccionados para hamsters, poderão ser tóxicos devido ao material de que são feitos ou em relação à tinta de que são pintados, cuja ingestão pode fazer mal ao hamster.

Tamanho dos dentes

Se os dentes estiverem de tamanho reduzido não haverá qualquer problema. Com todos os truques que mencionámos será possível manter os dentes com o tamanho adequado.

No entanto se estes forem demasiado grandes então não basta brinquedos e uma dieta que permita desgastar os dentes. Devemos ir a um veterinário para que este possa aparar os seus dentes.

Há hamsters inclusive que por natureza não consegue dar o desgaste necessário aos seus dentes, pelo que obrigarão mesmo a que se frequente um veterinário para que este defina um esquema de tratamento para que se possa cuidar dos seus dentes.

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook