Alimentação dos hamsters

Alimentação dos hamsters

É importante fornecer uma boa alimentação variada a um hamster por diversos motivos. Tal como acontece connosco ou com qualquer outro animal, uma alimentação variada permite alimentar os hamsters de forma a que não enjoem a comida que comem, fornecendo ao mesmo tempo todos os nutrientes necessários.

Mas uma boa alimentação no caso dos hamsters não é apenas isso. Os hamsters necessitam que alguns dos alimentos façam com que os dentes possam ser gastos, para que não cresçam demasiado e acabem por magoar gravemente o nosso animal.

É importante saber que um hamster tem um estomago relativamente frágil, no sentido em que sentirá maior impacto na ingestão de certos alimentos. Um hamster bem alimentação é meio caminho andado para ter um hamster muito feliz.

Na continuação vamos falar um pouco sobre o que os hamsters podem ou não comer, que alimentos devem constituir uma dieta para hamsters e que alimentos devem ser evitados a todo o custo.

Alimentação diária

A alimentação dos nossos hamsters deve ser constituída em grande maioria por alimentos como soja, sementes de girassol, aveia, trigo, ervilhas e ainda amendoins. Podemos ainda incluir outros alimentos como passas, e ameixas secas. Biscoitos para cães partidos aos bocadinhos também podem ser administrados que eles gostam muito e não lhes fazem mal.

Em relação às quantidades estas não têm que ser exageradas, no entanto deve haver sempre comida suficiente consoante o tamanho do nosso hamster. Atenção que os hamsters são animais que têm por hábito armazenar comida, pelo que se vermos que ele deixa sempre o comedouro quase vazio, isso não quer dizer que coma tudo.

Observando por exemplo a cama de muitos hamsters encontramos o sítio para onde vai tanta comida, e devemos fazer conta dessa comida antes de enchermos o comedouro novamente, no entanto não devemos mexer na comida que ele armazenar, atenção.

Guloseimas

Não nos referimos a gomas e chocolates, isso são para nós. Chamamos de guloseimas a certos alimentos que os hamsters adoram mas que não servem para constituírem parte essencial de uma dieta diária. Podemos alimentá-los com alguma guloseima 2 ou 3 vezes por semana, pois mais do que isso pode prejudicar a saúde do nosso hamster.

Como guloseimas podemos dar certas frutas frescas (nada de cítricos), pão, queijo, certos vegetais crus ou cozidos (nada de alface) e inclusive bolachas. Dentro das bolachas, as de água e sal são as melhores devido aos níveis de concentração tanto de sal como de açúcar.

Alimentação proibida

Os seguintes alimentos nunca devem ser fornecidos a hamsters, por muito que eles possam gostam. Por norma eles não rejeitam a comida que lhes damos, e apesar de os podermos ver todos satisfeitos a comer, os alimentos errados poderão afectar gravemente o nosso hamster.

Entre os alimentos proibidos encontramos alguns como:

- Chocolate

- Doces em geral (açúcar)

- Cebola, alho e alface

- Ração para coelhos

Compártelo en tu red social:
Más en Animais - Hamsters:
Aviso legal Contacto Google+ Facebook